doe agora

Cardiologistas londrinenses realizam cirurgia inédita no HE Londrina

Nesta terça-feira (25/01), a equipe médica composta pelos cardiologistas e especialistas em marcapassos e arritmias cardíacas Dr. Cláudio Fuganti e Dr. Gabriel de Abreu Silva, vão realizar pela primeira vez em Londrina uma cirurgia utilizando a técnica do resfriamento do tecido. A crioablação é uma técnica inovadora, mais rápida e que permite uma cauterização mais homogênea dos tecidos. O procedimento será realizado no #hospitalevangélico de Londrina e contará com a participação e assessoria do Dr. Carlos Eduardo Duarte, cardiologista e também especialista em marcapassos e arritmias que trabalha na Beneficiência Portuguesa, de São Paulo.


A Fibrilação atrial é a arritmia mais comum na prática clínica do cardiologista. Na fibrilação atrial, o coração perde o seu comando natural e os átrios contraem de forma inadequada e desorganizada. Essa desorganização nos batimentos do coração pode ocasionar mal-estar, palpitações, queda da pressão arterial, entre outros sintomas. Além de predispor a formação de coágulos no interior do coração e, consequentemente, acidente vascular cerebral (derrame). Uma das formas de tratar a arritmia é através da ablação.


A #Ablação cardíaca consiste numa técnica pouco invasiva em que o médico cardiologista modifica o foco da arritmia, com o objetivo de suprimir a arritmia. Existem duas formas de fazê-la: através da radiofrequência - técnica mais difundida no Brasil e mais antiga. Neste procedimento,  o médico faz aplicações "ponto a ponto", "cauterizando" o foco da arritmia. É mais demorada e exige maior curva de aprendizado. Já a crioablação (nova técnica realizada) consiste no resfriamento do tecido. É mais rápida e confere tratamento mais homogêneo.

Voltar para as Noticias
compartilhe

Outros posts